segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Regulamentação da profissão de vigia( vigilante)


A profissão da atividade de vigia e vigilantes está até agora sem regulamentação, porém não quer dizer que estes trabalhadores, sejam públicos ou privados, não tem direitos. Segue abaixo matéria versando sobre a regulamentação que se encontra em andamento no Congresso Nacional. Paulo Bastos.
INFORME-SE, REAJA E CONTE COM O NOSSO ESCRITORIO EM BELÉM E A NOSSA SUCURSAL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA PARA AJUDÁ-LO.

Leia o artigo abaixo!!!

Deputado defende a regulamentação da profissão de vigilante
Qui, 01 de Julho de 2010 16:02
A importância da regulamentação da profissão de vigilante e a preocupação com o crescimento do mercado informal estiveram em foco na tarde desta quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa, durante o Grande Expediente proposto pelo deputado Miki Breier (PSB) em homenagem aos Vigilantes e demais Trabalhadores em Segurança Privada do Estado do Rio Grande do Sul. O dia do vigilante é comemorado em 20 de junho. “O mercado informal cresce assustadoramente, sem nenhuma fiscalização, e o que é pior, é exercido por pessoas que não estão habilitadas para exercerem a função de vigilante”, lamentou o parlamentar.
Efetivo superior ao da segurança pública
Segundo Miki, o efetivo de vigilantes no país é de 1,7 milhão de pessoas, sendo superior até mesmo à força da segurança pública, que é de 602 mil policiais civis, militares, federais e bombeiros (dados do Ministério da Justiça). Isso significa que, para cada 3 vigilantes, existe apenas um integrante da segurança pública.
Para o deputado, os vigilantes estão formando um verdadeiro “exército” de trabalhadores formados e habilitados a prestar serviços de segurança privada.
Informalidade e desemprego
“Se, por um lado, o crescimento da segurança privada é significativo, superando até mesmo o contingente da segurança pública, por outro, o segmento sofre com a informalidade e isto acaba desempregando profissionais formados e habilitados para exercer a segurança privada”, afirmou. O deputado informou que a Polícia Federal estima que no país existam 3,5 milhões de pessoas na informalidade. “Nesta soma há PMs, policiais civis que fazem o chamado ‘bico’ e pessoas sem formação contratadas por empresas ilegais; isto significa que para cada vigilante legal existem cinco na informalidade”, alertou.
A categoria é uma das poucas que tem mão-de-obra qualificada, mas apresenta um alto índice de desemprego, explicado pela informalidade no setor, uma técnica que a cada dia vem crescendo e desempregando mais os bons e habilitados trabalhadores, informou o parlamentar. De acordo com ele, no RS, existem cerca de 97 mil formados. Desses, apenas 38 mil estão em atividade e 59 mil encontram-se, na prática, desempregados.
“Com este número significativo de pessoas na informalidade perdem os trabalhadores qualificados com o desemprego, perde o Estado com a falta de arrecadação de impostos e, por fim, perde a sociedade com o risco de contratar pessoas sem qualificação e até mesmo com passagens pela polícia, pela justiça e pelo sistema penitenciário”, explicou.
Tentativa de regulamentação
O parlamentar informou que o Projeto de Lei 039/99, que dispõe sobre a atividade profissional em segurança privada, de autoria do deputado federal Paulo Rocha, tramita há 11 anos no Congresso Nacional, sem ter sido aprovado.
“Com a regulamentação da profissão, além da garantia de uma segurança qualificada, com profissionais treinados e habilitados, esta lei acabará com a informalidade e o País abrirá postos de trabalho para os que estão no mercado informal”, defendeu o proponente da homenagem. “Por incrível que pareça uma categoria formada por 1,7 milhões de trabalhadores armados e com responsabilidade de proteger a vida das pessoas e cuidar do patrimônio público e privado está sem regulamentação”, lamentou.
Presenças
Participaram do Grande Expediente representantes da federação e de sindicatos da categoria, entre eles o presidente da Federação dos Trabalhadores da Segurança Privada no RS, Evandro Vargas; o representante do Sindicato dos Vigilantes do RS, Flávio Maciel; e o diretor do Sindicato dos Transportadores de Valores, Norton Jubeli.


EXTRAIDO DO SITE; http://www.mikibreier.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=298:deputado-defende-a-regulamentacao-da-profissao-de-vigilante-&catid=34:noticias&Itemid=55.


Nenhum comentário:

Postar um comentário