quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A lei hilária................

Sinceramente eu não sei se os caras que fazem as leis são burros ou mal intencionados mesmos......Este pais nunca será um verdadeiro pais sem educação, e aprendemos, e é verdade, que educação se traz de casa.............essa lei da palmada no mínimo é HILARIA, senão vejamos o excelente artigo abaixo .
PAULO BASTOS


A Educação é um processo civilizatório de dez mil anos...

Francisco Daudt
Palmada
Há um fato que a maioria de nós não sabe ou esquece: o exercício da autoridade, ou das leis, se baseia, em seu extremo, no uso da violência. Como não pode existir lei sem a punição correspondente, senão ela será desprezada, a punição vai, desde a ameaça, à execução de castigos, é por isto que precisamos de força armada, como o visto nas ocupações das UPP nos morros do Rio.
Há mais de 10 mil anos o homem vive em cidades. Convive com pessoas que não são de sua família, nem de sua tribo. Antes disto, qualquer contato com estranho resultava em luta mortal. Estranho = inimigo. É fato até hoje, na Papua - Nova Guiné, se dois estranhos conversando não descobrirem parentes em comum num encontro, partem para um embate mortal.
Como foi possível, pois, a convivência pacífica de estranhos em cidades? Pela instituição do Estado, que se tornou monopolista da violência. Pela invenção das leis. Pelo estabelecimento das punições aos transgressores. O Código de Hammurabi impunha punições bárbaras: "Olho por olho, dente por dente". As leis e as punições foram se tornando mais civilizadas, mas o princípio do monopólio da violência pelo Estado continua sendo um dos pilares da democracia. Você tem uma contenda com seu vizinho? Traga-a ao Estado, pois se você quiser resolvê-la com suas próprias mãos, você será criminoso também. Há exceções: legítima defesa e violência consensual .
Então, por que eu sou contra a lei da palmada? Imagine levar uma criança transgressora às barras do tribunal para que o Estado a punisse. É coisa de doido.
Defendo que a palmada (que promove mais susto do que dor ou lesão) seja igual à atitude dos gorilas, que impõem sua autoridade ao bater no peito, no urro e no avanço assustador sobre o oponente, sem danos físicos. Eles só dizem: "Eu sou mais forte, eu estou no comando".
Castigos que causam lesão já são punidos por leis. Uma família não passa de um pequeno Estado, com chefe responsável pelas leis e as punições que impõe. Nascemos pequenos trogloditas, a educação é um processo civilizatório. Dez mil anos em alguns. Não precisamos da tutela do Estado maior para dirigir nossas famílias. É tentativa de autoritarismo, sutil que seja. Imagine a cena de um chefe de família amedrontado pela lei da palmada e pela denúncia do vizinho. Qual a alternativa? Convencer com palavras seu filho de um ano que ele não deve machucar seu irmão bebê? Que tal, hein? Sua raiva sairá muito mais cruel e sutil. Você já levou "gelo"? Então sabe do que estou falando. Pais podem torturar seus filhos sem encostar um dedo.
Daí, uma proposta singela, vinda dos islâmicos: a adoção de chibatadas como pena alternativa para pequenos delitos. Deixemos de hipocrisia: a prisão para quem não ameaça a sociedade é castigo brutal, uma escola de revoltados. "Ah, ele vai virar 'noivinha' no primeiro dia." É tortura terceirizada.
Posto diante da escolha: dez chibatadas pelo carrasco mecânico (ajustado para não causar lesões) ou dez meses de prisão? Adivinhe a escolha?
A educação é um processo civilizatório de dez mil anos...

colação de grau

COLAÇÃO DO MEU FILHO PAULO ROBERTO SALES BASTOS

Paulo Roberto prestando seu compromisso solene com bacharel em direito
Ontem na Assembléia Paraense aconteceu a solenidade de formatura e outorga de graus para os novos Bacharéis de direito da FIBRA.
Já fui a muitas solenidades semelhantes a esta, porém a de ontem tinha um significado único, impar era a colação de grau de meu filho Caçula. Há 6 anos atrás vivi a mesma emoção na formatura de Paulo Segundo.
È um sensação indescritível sabermos que num pais onde menos de 5% colam graus, você tem seu filho integrando este universo que o habilitará a galgar outros patamares. É o que todos nos sonhamos neste pais injusto onde a educação superior e para bem poucos.
Faço votos a todos os formando(as) e em especial ao Paulo Roberto que a sua carreira jurídica seja cheia de sucesso e realizações. Que Deus abençoe todos nos e nos faça felizes como ontem.
Paulo Bastos


A Alegria da Shirley nao poderia ser maior




Olha nós ai



O abraço merecido pela vitoria alcançada


 
Os tres Paulos ( eu, Paulo Roberto e Paulo Segundo- pai e irmão: professores de paulo Roberto  

Os amigos de todas as Horas (Felipe Fadul, Pedro e Tiago)