sábado, 2 de abril de 2011

O MEU DEPOIMENTO SOBRE A REVOLUÇÃO DE 1964!


AOS MEUS HONRADOS COLEGAS E AMIGOS OFICIAIS R-2, AOS OFICIAIS ORIUNDOS DA AMAN, AOS HOJE DENOMINADOS QAOs, ANTES QOAs e QOEs, AOS OFICIAIS DAS FFAA DA ATIVA E DA RESERVA, REMUNERADA OU NÃO, AOS BRASILEIROS!

Eu sou um simples OFICIAL R-2, com muito honra!


Fiz o NPOR – NÚCLEO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS DA RESERVA EM PETRÓPOLIS, RJ, BRASIL, em 1967, TURMA MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, NPOR então anexo ao também então 1º BATALHÃO DE CAÇADORES, hoje 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO – BATALHÃO DOM PEDRO II.

Dessa turma, 3 de nós, eu, os HONRADOS OFICIAIS R-2 MIRANDA e o FIORINI, saímos ASPIRANTES-A-OFICIAIS R-2 EM DEZEMBRO DE 1967, mesmo ano em que ingressamos no NPOR, fizemos ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO, o MIRANDA – PAULO CÉSAR VIEIRA DE, no 3º REGIMENTO DE INFANTARIA – REGIMENTO ARARIGBOYA, eu e o SÉRGIO FIORINI no então 2º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, hoje 24º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, então servimos na DIVISÃO BLINDADA.

O ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO NO 3º RI era de 45 dias, no 2º BIB, que era sediado na RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, que se encontra com a RUA VISCONDE DE NITERÓI, RJ, no RIO DE JANEIRO, RJ, circundando a QUINTA DA BOA VISTA, e perto da ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, assim da ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA, da qual sou eterno torcedor, era de TRÊS (03) MESES, não eram 90 dias, eram 3 MESES, é diferente.

Mais tarde, o ESTÊVÃO PORTUGAL KARL – de turma anterior, falecido precocemente após sair do glorioso EXÉRCITO BRASILEIRO -, irmão do também HONRADO OFICIAL R-2 formado pelo NPOR de PETRÓPOLIS, dr. HUMBERTO PORTUGAL KARL, HOMEOPATA DE RENOME INTERNACIONAL, eu – FERNANDO LUIZ DE PÉRCIA GOMES -, o MIRANDA e o FIORINI viemos para PETRÓPOLIS, RJ, BRASIL, fazer o ESTÁGIO DE SERVIÇO.

2 dessa turma de 1967 seguiram para a AMAN – ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, o 1º escolhido foi o então aluno MÁRCIO FRANCO ALVARENGA, hoje CORONEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, que, entre outros cargos, comandou o 7º BIS/F/RR e, interinamente, a BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA.

O então aluno ALTINO ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA veio do BATALHÃO DE GUARDAS para o NPOR, quando já iniciadas as aulas e, pela sua competência, foi o 1º colocado da turma, fez o ESTÁGIO DE SERVIÇO e, mais tarde, ingressou na AMAN – ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, dedicando, como o CORONEL ALVARENGA, toda a sua vida ao EXÉRCITO BRASILEIRO, e chegando a comandar o 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO – BATALHÃO DOM PEDRO II, aqui em PETRÓPOLIS, RJ, encerrou a sua carreira na ativa, como CORONEL, oriundo, como o CORONEL ALVARENGA, da AMAN.
Quando ingressei no NPOR, em janeiro de 1967, já tinha antes, ingressado na FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS, feito o vestibular, colocação muito boa, e passando a cursar a FACULDADE DE DIREITO concomitantemente com o NPOR.

Em razão das exigências do NPOR, fui obrigado a trancar a matrícula naquele ano, 1967, pois me era impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, até em razão das prontidões já naquela ocasião – 1967.

Após servir no 2º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, onde eu e o FIORINI participamos de MANOBRA DE TODA A DIVISÃO BLINDADA EM ITAGUAÍ, RJ, BRASIL, exercício duro no campo, vim para PETRÓPOLIS, RJ, e, logo após, o FIORINI, observando, por oportuno, que o ESTÊVÃO e o MIRANDA já se encontravam aqui, eles mais antigos, naquela época, do que eu, PÉRCIA GOMES.
Sempre fui, por formação de berço, DEMOCRATA CONVICTO, todos do núcleo da MINHA SAGRADA FAMÍLIA ÉRAMOS DEMOCRATAS – meu pai, mãe, irmão e eu - podem afirmar que a DEMOCRACIA É UMA UTOPIA, PARA MIM, NÃO!

CONTINUO, ATRAVÉS DOS TEMPOS, LABORANDO EM FAVOR DA DEMOCRACIA, MAS A UMA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE!

Em 1969 iniciei o MEU ESTÁGIO DE SERVIÇO no então 1º BATALHÃO DE CAÇADORES, hoje 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, BATALHÃO DOM PEDRO II, sediado em PETRÓPOLIS, RJ, BRASIL.

Deixei a ativa em 1973, um pouco depois do MIRANDA, e antes de me formar como BACHAREL EM DIREITO, ao final de 1973.

Exercemos, todos nós – ESTÊVÃO, MIRANDA, EU – PÉRCIA GOMES – E FIORINI, funções e cargos importantes, de inteira confiança do COMANDO DO BATALHÃO, e foi por determinação do COMANDANTE que eu, então cumulativamente, como todos os outros OFICIAIS R-2, na função de OFICIAL DE MUNIÇÕES DO 32º, planejei toda a guarita do PAIOL 1, ainda hoje, passados mais de 40 anos, existente, não só a guarita, mas também a cerca de arame farpado e até, com a magnífica ajuda do dr. ALCY MELGAÇO FILGUEIRAS, então GERENTE PLENIPOTENCIÁRIO DA CERJ – antecessora da AMPLA – em PETRÓPOLIS, RJ, a posição das luzes que iluminam o local, de modo a que a sentinela ficasse no escuro, e não fosse, assim, tão vulnerável, enquanto todo o resto permanecia iluminado. A guarita foi toda planejada a partir de uma visita minha à BRIGADA PARAQUEDISTA, por isso ela foi construída em 2 andares, tanto quanto a dos PAIÓS 3 e 4, infelizmente não mais existente, mas que era, como a do PAIÓL 1, cercada também por uma CERCA DE ARAME FARPADO, de modo a permitir a entrada por um só lugar, os que serviram em 1967 no 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, BATALHÃO DOM PEDRO II, EM PETRÓPOLIS, RJ, recordam-se bem da guarita de madeira em que tirávamos serviços e, quando chovia, com a altíssima umidade relativa do ar em Petrópolis, fazia com que TODOS ficássemos enfermos no dia seguinte, pois ela, já em estado de decomposição, formava uma espécie de “cascata” quando de chuvas, principalmente no Inverno em Petrópolis, e era melhor tirar o serviço fora dela do que dentro dela.

Essa medida - a construção das guaritas – evitou que milhares de soldados, posteriormente, ficassem enfermos, evitando pneumonias, gripes, asmas brônquicas e outras complicações respiratórias e pulmonares.

Nessa época estive em PARACAMBI – onde reencontrei o meu antigo INSTRUTOR-CHEFE, CAPITÃO IÊNIO MARQUES DA ROCHA, na FÁBRICA DE BONSUCESSO, na RESTINGA DA MARAMBAIA, no REGIMENTO AVAÍ, em GERICINÓ, no FORTE DE COPACABANA, jogamos – eu, o MIRANDA e o MACHADO, PAULO ROBERTO MACHADO – que foi cestinha da 1ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA, na mesma equipe em que eu era o capitão, o treinador, o armador e o técnico, e que foi CAMPEÃ DE BASQUETEBOL DA 1ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA -, fui CAMPEÃO DE JUDÔ DA 1ª DIVISÃO DE EXÉRCITO – único OFICIAL DE PETRÓPOLIS, RJ, na equipe de JUDÔ CAMPEÃ, diploma assinado pelo GENERAL-DE-EXÉRCITO FRITZ DE AZEVEDO MANSO, então GENERAL-DE-DIVISÃO, COMANDANTE DA DIVISÃO MASCARENHAS DE MORAES, que foi da FEB e também lutava JUDÔ.

No REGIMENTO AVAÍ tive a honra de disputar uma prova de PATRULHA COM O MEU GRANDE E HONRADO AMIGO E HOJE COLEGA ADVOGADO, AMIGO DAS PRIMEIRAS HORAS, dr. PAULO WOLL BANGER, e outros, em GERICINÓ, RIO DE JANEIRO, RJ.
Muitos fizeram parte das equipes de BASQUETEBOL e de JUDÔ, OFICIAIS R-2, DA AMAN, e, no convívio diário da CASERNA, OFICIAIS QOA e QOE, hoje todos denominados QAOs, HONRADOS SUBTENENTES, GRADUADOS E SOLDADOS.

Este é o meu depoimento, MAS O MAIS IMPORTANTE ESTÁ ADIANTE!

AO CONTRÁRIO DO QUE PREGAM, os adversários do SISTEMA ENTÃO VIGENTE, ou seja, o GOVERNO MILITAR, matavam simplesmente por matar, assassinavam simplesmente por assassinar.
Eu vou a SÃO PAULO, SP, desde menino, pois tenho parentes lá, embora NUNCA TENHA SERVIDO LÁ, uma vez fui até lá para levar um MEDICAMENTO CONTRA CÂNCER, uma solicitação do COMANDANTE DE ENTÃO, CORONEL AMAURY ROCHA VERCILLO, para um GENERAL – cujo nome, infelizmente, eu não me recordo, que era o diretor de uma TV -, pois uma de suas parentes próximas estava seriamente enferma, com um tipo de câncer, o medicamento, buscado em TERESÓPOLIS, RJ, foi encaminhado em mãos, e entregue por mim, ao GENERAL.

Lá em SÃO PAULO, SP, enquanto eu me encontrava aqui, nesta região, portanto longe de SÃO PAULO, ocorreu um fato que marcou o meu período de tempo militar = O ASSASSÍNIO DA FORMA MAIS COVARDE DA SENTINELA MÁRIO KOZEL FILHO, NO DIA 26 DE JUNHO DE 1968, 1 DIA ANTES QUE EU COMPLETASSE 20 ANOS DE IDADE!

A BRUTALIDADE DO FATO, A COVARDIA – MÁRIO KOZEL FILHO FOI, LITERALMENTE, EXPLODIDO, A VERSÃO QUE EU RECEBI, NA ÉPOCA, ERA DE QUE PASSARAM 2 VIATURAS, E MÁRIO KOZEL FILHO ENCONTRAVA-SE DE SENTINELA NO QG DO II EXÉRCITO, UMA PAROU, FOI ABANDONADA, ELE FOI VER O QUE HAVIA E QUANDO TOCOU NA VIATURA, ELA EXPLODIU, ESTAVA CHEIA DE DINAMITE – MÁRIO KOZEL FILHO FOI ASSASSINADO DA FORMA MAIS COVARDE, ATÉ HOJE NÃO SE SABE QUEM O MATOU, OU MELHOR, ASSASSINOU, EXISTE UMA DIFERENÇA ENORME ENTRE O HOMICÍDIO E O ASSASSÍNIO, A EXPRESSÃO ASSASSÍNIO VEM, LÁ NA RAIZ, DE HAXIXE, POIS NA ANTIGA ARÁBIA EXISTIAM LOCAIS ONDE HOMENS ERAM COLOCADOS E TINHA DE TUDO O QUE QUISESSEM, PRINCIPALMENTE HAXIXE, MAS QUANDO FOSSE NECESSÁRIO, TINHAM QUE MATAR QUALQUER UM, MESMO QUE MORRESSEM, DAÍ VEM A EXPRESSÃO ASSASSINO = HAXIXE, POIS ERAM MOVIDOS A HAXIXE.

DEPOIS VIERAM OUTRAS VERSÕES!
DESSARTE, A EXPLOSÃO – MÁRIO KOZEL FILHO FOI EXPLODIDO MESMO! – DE MÁRIO KOZEL FILHO EM 26 DE JUNHO DE 1968, FOI UM – APENAS UM – DOS ASSASSÍNIOS MAIS COVARDES QUE OCORRERAM NO PERÍODO.

ATÉ HOJE NÃO SE SABE QUEM FORAM OS SEUS ASSASSINOS!
ASSIM, NINGUÉM PODE AFIRMAR QUE LUTAVAM EM FAVOR DA DEMOCRACIA – ISSO NUNCA OCORREU, LUTAVAM EM FAVOR DE UMA CAUSA, QUE DE DEMOCRATA NÃO TINHA NADA, ABSOLUTAMENTE NADA!
Reafirmo = EU SOU DEMOCRATA, ACREDITO NA DEMOCRACIA, EM TODA A MINHA VIDA LUTEI POR ELA, PELA SOLIDARIEDADE, LEALDADE, PRINCÍPIOS, VALORES, FRATERNIDADE E PAZ, MAS É PRECISO RACIOCINAR = SE UM LOUCO VEM EM SUA DIREÇÃO, ARMADO, O QUE VOCÊ FAZ? ABRAÇA-O? NÃO DÁ! ISSO SERIA UMA LOUCURA. VOCÊ TEM QUE SE DEFENDER.

EU TIVE A BÊNÇÃO DE DEUS – EU CONSIDERO UMA BÊNÇÃO DIVINA! – NO SENTIDO DE QUE AS MINHAS ARMAS JAMAIS FERIRAM ALGUÉM, MUITO MENOS MATARAM ALGUÉM, ISSO PODERIA TER OCORRIDO, EM DEFESA PRÓPRIA OU DE TERCEIROS, MAS TIVE ESSA FELICIDADE, NÃO OCORREU, E, HÁ MUITOS ANOS, NEM ARMA MAIS EU TENHO, HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, NEM ARMAS EU USO.

MAS NÃO SE PODE, DE FORMA NENHUMA, SOB PENA DISSO SER UMA ALIENAÇÃO, ASSIM UMA ENFERMIDADE MENTAL, ADMITIR QUE ALGUÉM, NAQUELE PERÍODO, LUTAVA CONTRA O GOVERNO MILITAR E OS QUE O APOIAVAM, PELA DEMOCRACIA!

MUITO MENOS QUE AS GERAÇÕES DA ÉPOCA NÃO ENXERGAVAM O FIM DO TÚNEL!

ISSO É MENTIRA! NÃO É VERDADEIRO!
TALVEZ FOSSE PORQUE NÃO TIVESSEM QUE LABORAR, COMO EU TINHA, GANHAR O PÃO NOSSO DE CADA DIA COM O SUOR DO MEU ROSTO, DESDE MENINO!
EU LABORO DESDE OS 14 ANOS DE IDADE, NUNCA GANHEI O PÃO NOSSO DE CADA DIA SEM O SUOR DO MEU ROSTO, E NUNCA COM O SUOR DOS ROSTOS DOS PRÓXIMOS, MAS SEMPRE ENXERGUEI UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL E HOJE ESTOU COM 62 ANOS DE IDADE.

LABOREI MAIS DE 42 ANOS ININTERRUPTAMENTE, E POSSO AFIRMAR COM A CONSCIÊNCIA ABSOLUTAMENTE TRANQUILA = OS CHAMADOS GUERRILHEIROS NÃO LUTAVAM PELA DEMOCRACIA, ERAM COVARDES, ATACAVAM À TRAIÇÃO, REPETINDO, ALIÁS, A HISTÓRIA TÃO CONHECIDA DO BRASIL, BASTA CONSULTAR TODAS AS FONTES FIDEDIGNAS.

HOJE – E HÁ MUITO! – O MEU ÚNICO MESTRE É JESUS, EU SOU UM HOMEM INTEIRAMENTE SEM PRECONCEITOS, MAS NÃO EXISTE UM PONTO NA PALAVRA DE DEUS-PAI, QUE ENVIA ATÉ NÓS O ESPÍRITO SANTO, PARA FAZER NOVAS TODAS AS COISAS, QUE DEFENDA A COVARDIA, A TRAIÇÃO E A HIPOCRISIA.

AÍ ESTÁ O PÉSSIMO EXEMPLO, TÃO VIVO, DE JUDAS ISCARIOTES! NAQUELE PERÍODO, MUITOS FORAM OS JUDAS ISCARIOTES, DE UM LADO E DE OUTRO.

RESPEITO TODAS AS INSTITUIÇÕES – AS ABERTAS E AS FECHADAS -, AS QUE EU SERVI E AS QUE EU SIRVO, TODOS OS CREDOS, RAÇAS, PROFISSÕES, ETNIAS, FAIXAS ETÁRIAS, FAIXAS SOCIAIS, MAS NÃO POSSO PERMANECER CALADO DIANTE DE TANTA INVERSÃO DE VALORES E DA LAVAGEM CEREBRAL QUE QUEREM – ESTÃO FAZENDO E JÁ FIZERAM - FAZER EM NOSSA PÁTRIA!

É HORA DE CONCILIAÇÃO, DE DAR AS MÃOS, DE FRATERNIDADE, SOLIDARIEDADE, HARMONIA, PAZ, SAÚDE, PROSPERIDADE ESPIRITUAL E MATERIAL, PROTEÇÃO, NÃO DE TENTAR “INCENDIAR”, MAIS UM VEZ, O BRASIL E OS BRASILEIROS!

“IN MEMORIAN” DO SOLDADO MÁRIO KOZEL FILHO, ASSASSINADO NO DIA 26 DE JUNHO DE 1968 NO QG DO II EXÉRCITO, LITERALMENTE EXPLODIDO - O SEU CORPO FICOU EM PEDACINHOS, ELE TINHA TODA UMA VIDA PELA FRENTE! MORREU AOS 18 ANOS COMPLETOS, NÃO CHEGOU A COMPLETAR 19 ANOS DE IDADE – POR “SERES HUMANOS” QUE SE DECLARAM HOJE DEMOCRATAS, QUE LUTAVAM PELA DEMOCRACIA, O QUE É UMA GRANDE MENTIRA!

MEU SENHOR E MEU DEUS, EM NOME DO TEU FILHO AMADO, JESUS, QUE DEU A VIDA NA CRUZ PELO PECADO DO MUNDO, EU - AJOELHADO ESPIRITUALMENTE – VOS PEÇO, ENVIA O VOSSO ESPÍRITO SANTO, E TUDO O MAIS SERÁ CRIADO, PROTEGE O BRASIL E OS BRASILEIROS E RESTABELE A VERDADE EM TODA A SUA PLENITUDE!

CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS, NESSA ÉPOCA EM QUE TEMOS DE TER TEMPERANÇA!

BARTIMEU, UM DOS MEUS PREFERIDOS DA BÍBLIA, FALA, UM DIA, AO MESTE, EM RESPOSTA À SUA INDAGAÇÃO = “ – EU QUERO VER!”

FAZEI ASSIM, SENHOR, QUE OS BRASILEIROS ENXERGUEM A VERDADE, NÃO A DETURPAÇÃO.
AMÉM!

ESTE É O MEU SUPERSINTÉTICO DEPOIMENTO.

MONTANHA!

FERNANDO LUIZ DE PÉRCIA GOMES, OFICIAL R-2 DO EXÉRCITO BRASILEIRO, ORIUNDO DO NPOR DE PETRÓPOLIS DE 1967, TURMA MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, DEMOCRATA CONVIC

OS TEMPOS NEGROS JA COMEÇARAM?

" Todos sabemos , não precisa ser operador de direito, acadêmico ou doutor. Todos  têm o direito de se manifestarem livremente, de expressarem as suas opiniões, idéias e pensamentos. É uma das garantias do artigo 5º da Constituição Federal.  As Clausulas pétreas do § 4º, do artigo 60º, da carta, proíbem as modificações a tais direitos, inclusive via Emenda Constitucional.
Será que estão se iniciando os tempos negros de que esperávamos?
Será paranóia ou será que as “esquerdas” já começaram a mover a roda da vingança, do ódio e da insensatez?
EU NÃO TENHO MEDO.
Não estou nem ai para canalha vermelha. Podem vir que estaremos preparados, com sempre estivemos.
O EXÉRCITO BRASILEIRO EXISTE DESDE 1648 – a nação sabe que pode confiar “NO BRAÇO FORTE E NA MÃO AMIGA”.
Nunca decepcionamos nosso povo e não será agora.
SELVA !!!!
BRASIL  ACIMA DE TUDO!!!!

O ESPÍRITO DOS TENENTES DE 22 PULSA NOS CORAÇÕES DOS PATRIOTAS DE 64.
Paulo Bastos – Ten. Cel. Inf. / Turma de 1981 da AMAN

Por qué no te callas?

Por qué no te callas?

Quem mandou o Exército se calar?
O ministro da Defesa? A "Presidenta" dos anos da "ditadura"?
O autoritarismo do PT? A roubalheira do mensalão?

Não se pode exaltar o passado? E cadê a tal democracia?
E a liberdade de expressão?

"D
ireito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral."
"A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático.

Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário.

A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder.
O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático.
“A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.” F. TCU

O GLOBO
Exército manda que general se cale sobre 64

O Comando do Exército abortou na última hora uma palestra com potencial explosivo do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general Augusto Heleno, cujo tema seria "A contrarrevolução que salvou o Brasil", em referência ao 31 de março de 1964, data que marca o início da ditadura militar. A apresentação do general estava confirmada até as 17 h de quarta-feira, quando chegou a ordem do comandante do Exército, Enzo Peri, determinando o cancelamento do evento. A apresentação ocorreria no mesmo dia em que Heleno, liderança expressiva na caserna, foi para a reserva.

Primeiro comandante brasileiro no Haiti, o general Heleno preferiu silenciar sobre o conteúdo da palestra e também sobre os motivos pelos quais o evento foi cancelado. Disse apenas que cumpriu ordem superior:  - Recebi ordem. Sou militar, recebo ordem. Hierarquia e disciplina. Recebi a ordem ontem, no final da tarde. Tem uma frase famosa: nada a declarar - afirmou Heleno. O general Heleno se limitou a dizer que a abordagem seria exclusivamente "31 de março de 1964", mas não quis entrar em detalhes sobre o contexto histórico que seria levado aos colegas de farda. Nas redes sociais, militares se preparavam para o "desabafo de Heleno". Um oficial ouvido pelo GLOBO disse que o depoimento era aguardado com "grande expectativa".

Nesta semana, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou aos comandantes das três Forças que não houvesse qualquer ato que exaltasse a data que deu início ao regime militar. Entretanto, como Heleno é general de quatro estrelas com grande destaque na tropa, coube ao comandante Enzo Peri a tarefa de impedir sua manifestação, às vésperas de sua aposentadoria. Quanto às comemorações nos clubes militares, o ministério avalia que não tem como evitar ou tentar coibir manifestações de oficiais da reserva que estavam na ativa naquele período.

O silêncio do quartel no dia da "contrarrevolução" - referência dos militares ao combate à "revolução comunista" que estaria em curso nos anos 1960 - foi imposto para evitar o acirramento dos ânimos, em pleno debate público sobre a criação da Comissão da Verdade, projeto que está tramitando no Congresso. Como O GLOBO revelou, o Comando do Exército chegou a elaborar um documento em que condenava a criação da comissão, idealizada para encontrar informações sobre os desaparecidos políticos durante o regime militar. O mês da "contrarrevolução" foi excluído do site do Exército. As "comemorações" se limitaram a um ato no último dia 25 de março, no Clube Militar do Rio de Janeiro


GENERAL HELENO

Recebida esta mensagem de meu amigo lá  do TCU ( protejo as minha fontes), gente muito boa e informada, que repasso para  voces da familia militar, reportagem do Claudio Umberto..
Medo?
"O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente."

O exército se sente ameaçado? Fisicamente e psicologicamente? Estranho!

01/04/2011 | 00:00 CLÁUDIO HUMBERTO

Com medo, Exército proíbe palestra de general

O general Augusto Heleno foi proibido de fazer palestra, nesta quinta-feira, no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília, que chefia, sobre “A Contrarrevolução que salvou o Brasil”. Ele recebeu ordem do comandante do Exército, Enzo Peri. Para oficiais, Peri tinha medo da repercussão. Heleno, ao contrario, tem coragem: comandante Militar da Amazônia, batizou de “caótica” a política indigenista de Lula. O Planalto informou que não comentará o assunto.

      Herói vivo

         Com grande prestígio no meio militar e currículo brilhante, o general Heleno é considerado pelos colegas de farda um verdadeiro herói.

      Tríplice coroado

         Heleno é um raro tríplice coroado: 1º lugar nas Agulhas Negras e nas escolas de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e Estado-Maior.