sábado, 8 de outubro de 2011

O NATAL DOS PARAENSES.

Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

 Manhã será comemorado em Belém o Círio de  N. Sra. de Nazaré.  Com certeza a maior festa religiosa do Brasil. Não só pelo numero de pessoas  que companham  a procissão ,  mas  por toda a movimentação que agita a cidade a cerca de um mês e que terá seu ápice amanhã e
também  pelo significado que ela tem para o  nosso povo.

Não só Belém, mas todo Estado do Pará estará em festa, pois ela é a padroeira do Povo do Pará, este estado sofrido que amanha estará prestando homenagens a sua mãezinha, a sua mediadora.
Só quem conhece o círio, quem vive o Círio sabe o que esta data significa para o paraense— não só os nascidos aqui, mas também aos que adotaram o Pará como seu — todos os que tem o Pará e a sua padroeira no coração. Realidade que os que atualmente conspiram contra o Pará e propugnam a divisão desconhecem, pois não são daqui, não sentem o amor da Santa no coração. Apesar de sua ingratidão para o estado que os acolheu como filhos também contam com sua proteção da Virgem.
Que a Santinha ilumine os corações de todos e distribua a benção e o seu amor por entre todos nós. Que amanha não exista desunião e nem desamor, que haja comunhão em nosso Natal — pois é isto que o Círio representa o nascimento anual da nossa fé na mediação de nossa mãe, de nossa advogada — o lírio formosos que abranda o ódio e os corações e ilumina as mentes, cicatrizando as feridas d´alma.
Oremos para que o nosso Pará— dos belenense, dos marajoaras, dos tapajônicos e dos carajônicos—, continue a ser um só Pará, o Grão Pará. tendo como nossa padroeira a Virgem Mãe, Nossa senhora de Nazaré.
Um bom Círio para todos nós que na mesa de todos os paraenses, que  não falte o pato no tucupi, a maniçoba, o vatapá paraense,  o caruru, e aquelas sobremesas que são tão nossa: o doce de cupú, o creme de bacuri, o açaí (sem granola ou qualquer outra porcaria nele misturado) e tantos outras delicias, tudo acompanhado da boa farinha baguda, sem esquecer os sorvetes de frutas regionais.
Mas, principalmente, não falte Fé, amor, respeito e conciliação, pois este é o espírito do nosso círio e a razão de nós reunirmos em torno da mesa, sob a proteção de Nossa Mãe querida, a virgem de Nazaré. (Paulo Bastos).
Um bom Círio para todos nós, pois nós merecemos.

PS: Não deixe de presentear as crianças com um brinquedinho de      miriti ( coisa bem paraense e da época do círio)