terça-feira, 10 de maio de 2011

Sobre a divisão do Pará

Sobre a divisão do Pará há consenso geral de que isto é uma verdadeira heresia. A sociedade paraense não a deseja. Existe uma meia dúzia de políticos inescrupulosos no estado, a maioria  não nascida no Pará que por motivos pessoais orquestra esta idéia, motivo pelo qual eles relutam de que o plesblicito seja aplicada em todo o território do Pará pois eles sabem que a população paraense não deseja isto, nem as das regiões a serem criadas. São os políticos e empresários alienígenas que não tem expressão e nem força política no Estado que tentam vender esta idéia. A separação em três estados não será boa para a ninguém e pior ainda para os menos para os menos favorecidos.
Seremos três estados pequenos, pobres e desagregados de nossas raízes, deixaremos de ser o mais importante do Norte, para nos convertermos em vassalos das oligarquias do Sudeste e nossas bandeiras, como a revisão da lei Kandir, do pagamento dos royalties, do pagamento do ICMS de energia e minérios a faturados na origem e não no destino final como hoje acontece, caíram por terra.
Ninguém fala no custo astronômico para a implantação destes dois novos estados, sem dizer que não existem estudos de viabilidade sócio-econômico que comprovem que estas regiões poderão se  manter sem o subsídios federal a elas aplicadas.  Melhor seria repassar 10% deste valor para que o governo do Estado aplicasse obrigatoriamente nestas regiões, a população local lucraria muito mais do que a Divisão.
Em outras palavras, a população e a opinião publica estão sendo engabelada por essa corja que deseja a separação do Pará.  
POR UM PARÁ FORTE E UNO.