AOS MEUS HONRADOS COLEGAS E AMIGOS OFICIAIS R-2, AOS OFICIAIS ORIUNDOS DA AMAN, AOS HOJE DENOMINADOS QAOs, ANTES QOAs e QOEs, AOS OFICIAIS DAS FFAA DA ATIVA E DA RESERVA, REMUNERADA OU NÃO, AOS BRASILEIROS!
Eu sou um simples OFICIAL R-2, com muito honra!
Fiz o NPOR – NÚCLEO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS DA RESERVA EM PETRÓPOLIS, RJ, BRASIL, em 1967, TURMA MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, NPOR então anexo ao também então 1º BATALHÃO DE CAÇADORES, hoje 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO – BATALHÃO DOM PEDRO II.
Dessa turma, 3 de nós, eu, os HONRADOS OFICIAIS R-2 MIRANDA e o FIORINI, saímos ASPIRANTES-A-OFICIAIS R-2 EM DEZEMBRO DE 1967, mesmo ano em que ingressamos no NPOR, fizemos ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO, o MIRANDA – PAULO CÉSAR VIEIRA DE, no 3º REGIMENTO DE INFANTARIA – REGIMENTO ARARIGBOYA, eu e o SÉRGIO FIORINI no então 2º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, hoje 24º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, então servimos na DIVISÃO BLINDADA.
O ESTÁGIO DE INSTRUÇÃO NO 3º RI era de 45 dias, no 2º BIB, que era sediado na RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, que se encontra com a RUA VISCONDE DE NITERÓI, RJ, no RIO DE JANEIRO, RJ, circundando a QUINTA DA BOA VISTA, e perto da ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, assim da ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA, da qual sou eterno torcedor, era de TRÊS (03) MESES, não eram 90 dias, eram 3 MESES, é diferente.
Mais tarde, o ESTÊVÃO PORTUGAL KARL – de turma anterior, falecido precocemente após sair do glorioso EXÉRCITO BRASILEIRO -, irmão do também HONRADO OFICIAL R-2 formado pelo NPOR de PETRÓPOLIS, dr. HUMBERTO PORTUGAL KARL, HOMEOPATA DE RENOME INTERNACIONAL, eu – FERNANDO LUIZ DE PÉRCIA GOMES -, o MIRANDA e o FIORINI viemos para PETRÓPOLIS, RJ, BRASIL, fazer o ESTÁGIO DE SERVIÇO.
2 dessa turma de 1967 seguiram para a AMAN – ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, o 1º escolhido foi o então aluno MÁRCIO FRANCO ALVARENGA, hoje CORONEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, que, entre outros cargos, comandou o 7º BIS/F/RR e, interinamente, a BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA.
O então aluno ALTINO ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA veio do BATALHÃO DE GUARDAS para o NPOR, quando já iniciadas as aulas e, pela sua competência, foi o 1º colocado da turma, fez o ESTÁGIO DE SERVIÇO e, mais tarde, ingressou na AMAN – ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, dedicando, como o CORONEL ALVARENGA, toda a sua vida ao EXÉRCITO BRASILEIRO, e chegando a comandar o 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO – BATALHÃO DOM PEDRO II, aqui em PETRÓPOLIS, RJ, encerrou a sua carreira na ativa, como CORONEL, oriundo, como o CORONEL ALVARENGA, da AMAN.
Quando ingressei no NPOR, em janeiro de 1967, já tinha antes, ingressado na FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS, feito o vestibular, colocação muito boa, e passando a cursar a FACULDADE DE DIREITO concomitantemente com o NPOR.
Em razão das exigências do NPOR, fui obrigado a trancar a matrícula naquele ano, 1967, pois me era impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, até em razão das prontidões já naquela ocasião – 1967.
Após servir no 2º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, onde eu e o FIORINI participamos de MANOBRA DE TODA A DIVISÃO BLINDADA EM ITAGUAÍ, RJ, BRASIL, exercício duro no campo, vim para PETRÓPOLIS, RJ, e, logo após, o FIORINI, observando, por oportuno, que o ESTÊVÃO e o MIRANDA já se encontravam aqui, eles mais antigos, naquela época, do que eu, PÉRCIA GOMES.
Sempre fui, por formação de berço, DEMOCRATA CONVICTO, todos do núcleo da MINHA SAGRADA FAMÍLIA ÉRAMOS DEMOCRATAS – meu pai, mãe, irmão e eu - podem afirmar que a DEMOCRACIA É UMA UTOPIA, PARA MIM, NÃO!
CONTINUO, ATRAVÉS DOS TEMPOS, LABORANDO EM FAVOR DA DEMOCRACIA, MAS A UMA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE!
Em 1969 iniciei o MEU ESTÁGIO DE SERVIÇO no então 1º BATALHÃO DE CAÇADORES, hoje 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, BATALHÃO DOM PEDRO II, sediado em PETRÓPOLIS, RJ, BRASIL.
Deixei a ativa em 1973, um pouco depois do MIRANDA, e antes de me formar como BACHAREL EM DIREITO, ao final de 1973.
Exercemos, todos nós – ESTÊVÃO, MIRANDA, EU – PÉRCIA GOMES – E FIORINI, funções e cargos importantes, de inteira confiança do COMANDO DO BATALHÃO, e foi por determinação do COMANDANTE que eu, então cumulativamente, como todos os outros OFICIAIS R-2, na função de OFICIAL DE MUNIÇÕES DO 32º, planejei toda a guarita do PAIOL 1, ainda hoje, passados mais de 40 anos, existente, não só a guarita, mas também a cerca de arame farpado e até, com a magnífica ajuda do dr. ALCY MELGAÇO FILGUEIRAS, então GERENTE PLENIPOTENCIÁRIO DA CERJ – antecessora da AMPLA – em PETRÓPOLIS, RJ, a posição das luzes que iluminam o local, de modo a que a sentinela ficasse no escuro, e não fosse, assim, tão vulnerável, enquanto todo o resto permanecia iluminado. A guarita foi toda planejada a partir de uma visita minha à BRIGADA PARAQUEDISTA, por isso ela foi construída em 2 andares, tanto quanto a dos PAIÓS 3 e 4, infelizmente não mais existente, mas que era, como a do PAIÓL 1, cercada também por uma CERCA DE ARAME FARPADO, de modo a permitir a entrada por um só lugar, os que serviram em 1967 no 32º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, BATALHÃO DOM PEDRO II, EM PETRÓPOLIS, RJ, recordam-se bem da guarita de madeira em que tirávamos serviços e, quando chovia, com a altíssima umidade relativa do ar em Petrópolis, fazia com que TODOS ficássemos enfermos no dia seguinte, pois ela, já em estado de decomposição, formava uma espécie de “cascata” quando de chuvas, principalmente no Inverno em Petrópolis, e era melhor tirar o serviço fora dela do que dentro dela.
Essa medida - a construção das guaritas – evitou que milhares de soldados, posteriormente, ficassem enfermos, evitando pneumonias, gripes, asmas brônquicas e outras complicações respiratórias e pulmonares.
Nessa época estive em PARACAMBI – onde reencontrei o meu antigo INSTRUTOR-CHEFE, CAPITÃO IÊNIO MARQUES DA ROCHA, na FÁBRICA DE BONSUCESSO, na RESTINGA DA MARAMBAIA, no REGIMENTO AVAÍ, em GERICINÓ, no FORTE DE COPACABANA, jogamos – eu, o MIRANDA e o MACHADO, PAULO ROBERTO MACHADO – que foi cestinha da 1ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA, na mesma equipe em que eu era o capitão, o treinador, o armador e o técnico, e que foi CAMPEÃ DE BASQUETEBOL DA 1ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA -, fui CAMPEÃO DE JUDÔ DA 1ª DIVISÃO DE EXÉRCITO – único OFICIAL DE PETRÓPOLIS, RJ, na equipe de JUDÔ CAMPEÃ, diploma assinado pelo GENERAL-DE-EXÉRCITO FRITZ DE AZEVEDO MANSO, então GENERAL-DE-DIVISÃO, COMANDANTE DA DIVISÃO MASCARENHAS DE MORAES, que foi da FEB e também lutava JUDÔ.
No REGIMENTO AVAÍ tive a honra de disputar uma prova de PATRULHA COM O MEU GRANDE E HONRADO AMIGO E HOJE COLEGA ADVOGADO, AMIGO DAS PRIMEIRAS HORAS, dr. PAULO WOLL BANGER, e outros, em GERICINÓ, RIO DE JANEIRO, RJ.
Muitos fizeram parte das equipes de BASQUETEBOL e de JUDÔ, OFICIAIS R-2, DA AMAN, e, no convívio diário da CASERNA, OFICIAIS QOA e QOE, hoje todos denominados QAOs, HONRADOS SUBTENENTES, GRADUADOS E SOLDADOS.
Este é o meu depoimento, MAS O MAIS IMPORTANTE ESTÁ ADIANTE!
AO CONTRÁRIO DO QUE PREGAM, os adversários do SISTEMA ENTÃO VIGENTE, ou seja, o GOVERNO MILITAR, matavam simplesmente por matar, assassinavam simplesmente por assassinar.
Eu vou a SÃO PAULO, SP, desde menino, pois tenho parentes lá, embora NUNCA TENHA SERVIDO LÁ, uma vez fui até lá para levar um MEDICAMENTO CONTRA CÂNCER, uma solicitação do COMANDANTE DE ENTÃO, CORONEL AMAURY ROCHA VERCILLO, para um GENERAL – cujo nome, infelizmente, eu não me recordo, que era o diretor de uma TV -, pois uma de suas parentes próximas estava seriamente enferma, com um tipo de câncer, o medicamento, buscado em TERESÓPOLIS, RJ, foi encaminhado em mãos, e entregue por mim, ao GENERAL.
Lá em SÃO PAULO, SP, enquanto eu me encontrava aqui, nesta região, portanto longe de SÃO PAULO, ocorreu um fato que marcou o meu período de tempo militar = O ASSASSÍNIO DA FORMA MAIS COVARDE DA SENTINELA MÁRIO KOZEL FILHO, NO DIA 26 DE JUNHO DE 1968, 1 DIA ANTES QUE EU COMPLETASSE 20 ANOS DE IDADE!
A BRUTALIDADE DO FATO, A COVARDIA – MÁRIO KOZEL FILHO FOI, LITERALMENTE, EXPLODIDO, A VERSÃO QUE EU RECEBI, NA ÉPOCA, ERA DE QUE PASSARAM 2 VIATURAS, E MÁRIO KOZEL FILHO ENCONTRAVA-SE DE SENTINELA NO QG DO II EXÉRCITO, UMA PAROU, FOI ABANDONADA, ELE FOI VER O QUE HAVIA E QUANDO TOCOU NA VIATURA, ELA EXPLODIU, ESTAVA CHEIA DE DINAMITE – MÁRIO KOZEL FILHO FOI ASSASSINADO DA FORMA MAIS COVARDE, ATÉ HOJE NÃO SE SABE QUEM O MATOU, OU MELHOR, ASSASSINOU, EXISTE UMA DIFERENÇA ENORME ENTRE O HOMICÍDIO E O ASSASSÍNIO, A EXPRESSÃO ASSASSÍNIO VEM, LÁ NA RAIZ, DE HAXIXE, POIS NA ANTIGA ARÁBIA EXISTIAM LOCAIS ONDE HOMENS ERAM COLOCADOS E TINHA DE TUDO O QUE QUISESSEM, PRINCIPALMENTE HAXIXE, MAS QUANDO FOSSE NECESSÁRIO, TINHAM QUE MATAR QUALQUER UM, MESMO QUE MORRESSEM, DAÍ VEM A EXPRESSÃO ASSASSINO = HAXIXE, POIS ERAM MOVIDOS A HAXIXE.
DEPOIS VIERAM OUTRAS VERSÕES!
DESSARTE, A EXPLOSÃO – MÁRIO KOZEL FILHO FOI EXPLODIDO MESMO! – DE MÁRIO KOZEL FILHO EM 26 DE JUNHO DE 1968, FOI UM – APENAS UM – DOS ASSASSÍNIOS MAIS COVARDES QUE OCORRERAM NO PERÍODO.
ATÉ HOJE NÃO SE SABE QUEM FORAM OS SEUS ASSASSINOS!
ASSIM, NINGUÉM PODE AFIRMAR QUE LUTAVAM EM FAVOR DA DEMOCRACIA – ISSO NUNCA OCORREU, LUTAVAM EM FAVOR DE UMA CAUSA, QUE DE DEMOCRATA NÃO TINHA NADA, ABSOLUTAMENTE NADA!
Reafirmo = EU SOU DEMOCRATA, ACREDITO NA DEMOCRACIA, EM TODA A MINHA VIDA LUTEI POR ELA, PELA SOLIDARIEDADE, LEALDADE, PRINCÍPIOS, VALORES, FRATERNIDADE E PAZ, MAS É PRECISO RACIOCINAR = SE UM LOUCO VEM EM SUA DIREÇÃO, ARMADO, O QUE VOCÊ FAZ? ABRAÇA-O? NÃO DÁ! ISSO SERIA UMA LOUCURA. VOCÊ TEM QUE SE DEFENDER.
EU TIVE A BÊNÇÃO DE DEUS – EU CONSIDERO UMA BÊNÇÃO DIVINA! – NO SENTIDO DE QUE AS MINHAS ARMAS JAMAIS FERIRAM ALGUÉM, MUITO MENOS MATARAM ALGUÉM, ISSO PODERIA TER OCORRIDO, EM DEFESA PRÓPRIA OU DE TERCEIROS, MAS TIVE ESSA FELICIDADE, NÃO OCORREU, E, HÁ MUITOS ANOS, NEM ARMA MAIS EU TENHO, HÁ MUITOS E MUITOS ANOS, NEM ARMAS EU USO.
MAS NÃO SE PODE, DE FORMA NENHUMA, SOB PENA DISSO SER UMA ALIENAÇÃO, ASSIM UMA ENFERMIDADE MENTAL, ADMITIR QUE ALGUÉM, NAQUELE PERÍODO, LUTAVA CONTRA O GOVERNO MILITAR E OS QUE O APOIAVAM, PELA DEMOCRACIA!
MUITO MENOS QUE AS GERAÇÕES DA ÉPOCA NÃO ENXERGAVAM O FIM DO TÚNEL!
ISSO É MENTIRA! NÃO É VERDADEIRO!
TALVEZ FOSSE PORQUE NÃO TIVESSEM QUE LABORAR, COMO EU TINHA, GANHAR O PÃO NOSSO DE CADA DIA COM O SUOR DO MEU ROSTO, DESDE MENINO!
EU LABORO DESDE OS 14 ANOS DE IDADE, NUNCA GANHEI O PÃO NOSSO DE CADA DIA SEM O SUOR DO MEU ROSTO, E NUNCA COM O SUOR DOS ROSTOS DOS PRÓXIMOS, MAS SEMPRE ENXERGUEI UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL E HOJE ESTOU COM 62 ANOS DE IDADE.
LABOREI MAIS DE 42 ANOS ININTERRUPTAMENTE, E POSSO AFIRMAR COM A CONSCIÊNCIA ABSOLUTAMENTE TRANQUILA = OS CHAMADOS GUERRILHEIROS NÃO LUTAVAM PELA DEMOCRACIA, ERAM COVARDES, ATACAVAM À TRAIÇÃO, REPETINDO, ALIÁS, A HISTÓRIA TÃO CONHECIDA DO BRASIL, BASTA CONSULTAR TODAS AS FONTES FIDEDIGNAS.
HOJE – E HÁ MUITO! – O MEU ÚNICO MESTRE É JESUS, EU SOU UM HOMEM INTEIRAMENTE SEM PRECONCEITOS, MAS NÃO EXISTE UM PONTO NA PALAVRA DE DEUS-PAI, QUE ENVIA ATÉ NÓS O ESPÍRITO SANTO, PARA FAZER NOVAS TODAS AS COISAS, QUE DEFENDA A COVARDIA, A TRAIÇÃO E A HIPOCRISIA.
AÍ ESTÁ O PÉSSIMO EXEMPLO, TÃO VIVO, DE JUDAS ISCARIOTES! NAQUELE PERÍODO, MUITOS FORAM OS JUDAS ISCARIOTES, DE UM LADO E DE OUTRO.
RESPEITO TODAS AS INSTITUIÇÕES – AS ABERTAS E AS FECHADAS -, AS QUE EU SERVI E AS QUE EU SIRVO, TODOS OS CREDOS, RAÇAS, PROFISSÕES, ETNIAS, FAIXAS ETÁRIAS, FAIXAS SOCIAIS, MAS NÃO POSSO PERMANECER CALADO DIANTE DE TANTA INVERSÃO DE VALORES E DA LAVAGEM CEREBRAL QUE QUEREM – ESTÃO FAZENDO E JÁ FIZERAM - FAZER EM NOSSA PÁTRIA!
É HORA DE CONCILIAÇÃO, DE DAR AS MÃOS, DE FRATERNIDADE, SOLIDARIEDADE, HARMONIA, PAZ, SAÚDE, PROSPERIDADE ESPIRITUAL E MATERIAL, PROTEÇÃO, NÃO DE TENTAR “INCENDIAR”, MAIS UM VEZ, O BRASIL E OS BRASILEIROS!
“IN MEMORIAN” DO SOLDADO MÁRIO KOZEL FILHO, ASSASSINADO NO DIA 26 DE JUNHO DE 1968 NO QG DO II EXÉRCITO, LITERALMENTE EXPLODIDO - O SEU CORPO FICOU EM PEDACINHOS, ELE TINHA TODA UMA VIDA PELA FRENTE! MORREU AOS 18 ANOS COMPLETOS, NÃO CHEGOU A COMPLETAR 19 ANOS DE IDADE – POR “SERES HUMANOS” QUE SE DECLARAM HOJE DEMOCRATAS, QUE LUTAVAM PELA DEMOCRACIA, O QUE É UMA GRANDE MENTIRA!
MEU SENHOR E MEU DEUS, EM NOME DO TEU FILHO AMADO, JESUS, QUE DEU A VIDA NA CRUZ PELO PECADO DO MUNDO, EU - AJOELHADO ESPIRITUALMENTE – VOS PEÇO, ENVIA O VOSSO ESPÍRITO SANTO, E TUDO O MAIS SERÁ CRIADO, PROTEGE O BRASIL E OS BRASILEIROS E RESTABELE A VERDADE EM TODA A SUA PLENITUDE!
CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS, NESSA ÉPOCA EM QUE TEMOS DE TER TEMPERANÇA!
BARTIMEU, UM DOS MEUS PREFERIDOS DA BÍBLIA, FALA, UM DIA, AO MESTE, EM RESPOSTA À SUA INDAGAÇÃO = “ – EU QUERO VER!”
FAZEI ASSIM, SENHOR, QUE OS BRASILEIROS ENXERGUEM A VERDADE, NÃO A DETURPAÇÃO.
AMÉM!
ESTE É O MEU SUPERSINTÉTICO DEPOIMENTO.
MONTANHA!
FERNANDO LUIZ DE PÉRCIA GOMES, OFICIAL R-2 DO EXÉRCITO BRASILEIRO, ORIUNDO DO NPOR DE PETRÓPOLIS DE 1967, TURMA MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, DEMOCRATA CONVIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário